
Calma! Não se apavore com isso!
É verdade que mídias sociais não vendem nada. Mas, isso todo mundo já sabe. Mas, por incrível que pareça, você e a sua empresa precisam dela para vender mais.
As mídias sociais não são um canal pra que você oferte produtos e serviços, como um classificado.
As mídias sociais são um lugar para você disseminar opiniões, relacionar-se com clientes, formar uma audiência, evangelizar clientes e, mostrar que sabe do seu negócio como ninguém.
Social Media não Vende Nada Mas é Possível Vender Mais com Ela | ThinkOutside - MArketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoSe você estiver nas redes sociais, monitorando o que as pessoas dizem sobre o que você faz, você vai ver alguém com uma dúvida e vai ajudar, vai disseminar conteúdo, artigos, eventos sobre seu setor, vai entregar conteúdo para criar a reputação da sua marca.
E sim, se você fizer isso periodicamente, com frequência diária e muita generosidade e originalidade, você vai conseguir vender mais.
Vai conseguir, primeiro porque vai estar mostrando que sabe o que faz. Vai conseguir porque vai estar se relacionando com as pessoas, ajudando em suas dúvidas e, mostrando que podem contar com você.
Aí, um dia, lá na frente, quando essas pessoas pensarem em comprar, ou conhecerem alguém que vai comprar, ou pensarem sobre o que você faz, a primeira empresa que virá na cabeça delas é a sua.
Ou seja, não entre nas redes sociais pensando em vender mais. Não entre nas redes oferecendo promoções, oferecendo produtos. Entre mostrando o que você sabe, entre tentando se relacionar. Entre para construir a reputação da sua marca e contar a sua história.
Vender mais será consequência de um trabalho bem feito nesse sentido.
Algumas tendências podem ser passageiras, mas você precisa observá-las para vender mais.
Além do que eu falei aqui, existem milhares de tendências e novidades. A sua empresa não precisa mergulhar em tudo que aparece dizendo que vai impactar a maneira de se relacionar e fazer negócios.
Mas, você precisa entender como as tendências funcionam e como elas impactam no seu negócio e no desafio de vender mais.
As dicas desse guia são aplicáveis a todos os negócios, e por isso eu acredito muito que podem fazer qualquer empresa vender mais se praticadas, estudadas e bem observadas.
Muitas dessas “tendências” que eu coloquei aqui já maturaram e não são tanto uma novidade assim. Mas, ainda são um diferencial dentro da área de vendas e relacionamento das empresas e, a sua observância vai te ajudar muito.
Como eu venho dizendo desde a primeira parte desse guia pra vender mais, vendas é um processo.
E, cada empresa tem um processo de vendas. O que você precisa fazer para vender mais é adaptar esse processo à ideia do processo de vendas que o cliente tem na cabeça dele.
Ah! E sempre que estiver planejando as vendas da sua empresa, fique atento aos 7 Fundamentos da Estratégia de Vendas.