Basicamente, o SEM é dividido em
duas categorias:
SEO, ou Search EngineOptimization, que visa a otimização de palavras-chave, de conteúdo, de links,
fatores on e off page, otimização para redes sociais, organização da
arquitetura do site, melhores práticas para uso de Javascript e Flash, onde até
a usabilidade é um fator para otimização nas páginas de resultado (SERPs) dos
buscadores . Posso dizer que o SEO é o carro chefe do SEM, representando um
ganho de médio-longo prazo para o aumento de tráfego no site.
Links pagos, que podem ser de
links patrocinados (como o sistema do Google, o Adwords) ou ainda inclusão
paga. A área de links pagos é interessante por oferecer um modelo chamado PPC
(Pay per click), ou seja, você paga proporcionalmente à quantidade de cliques
que você recebe. Já na área de inclusão paga, o webmaster paga pela exibição do
link do seu site, seja em um diretório ou em um site relacionado ao assunto.
Comparado ao SEO, podemos ver a área de Links pagos, como um ganho de
curto-médio prazo, sendo que ele fica praticamente estagnado em ganhos depois
de muito tempo.
Busca Orgânica e LinksPatrocinados
Uma SERP é composta por 2 (dois)
conjuntos de resultados quando uma pesquisa é feita: os resultados de busca
orgânica e os resultados pagos, os links patrocinados. Não é possível pagar ao
Google para listar um site entre os resultados da busca orgânica, ao contrário
dos links patrocinados, onde diversos sites concorrem pagando ao Google para
aparecer:
Não é para toda busca que os resultados de Links
Patrocinados aparecem acima da busca orgânica, na verdade, na maioria das
buscas não se vê links patrocinados ali, somente na lateral, mas pode acontecer
de não aparecer nem acima, nem ao lado da busca orgânica.
Para se obter um bom posicionamento na busca orgânica, um
trabalho de SEO é a melhor ferramenta para um site. Nos resultados pagos, além
de pagar, existem também diversos fatores que mudam o ranking.
Espero que tenham gostado deste post sobre SEM, abraços e
até mais.