
Caramba! Eu demorei quatro posts sobre vender mais pra falar de promoção. Duvido que você achava que eu ia demorar tanto pra falar sobre isso, não é mesmo?!
Promoção é o mix de marketing mais praticado. Principalmente quando o assunto é vender mais. Praticado às avessas. Mas, mesmo assim ainda é o mais praticado.
Promoção | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoUma coisa na hora de fazer promoções para vender mais: não se esqueça, NUNCA, que promoção tem um custo e, baixar preços abaixa a lucratividade. Então, nunca comece uma promoção pra vender mais se a previsão de aumento for 50% de aumento nas vendas.
Sim. Se você der um desconto, por exemplo de 20% em alguma coisa, mesmo se vender mais, vai precisar aumentar em 40% as vendas para empatar no lucro.
Assim, se somar o investimento na divulgação e no processo de promoção de produtos, sim, para empatar no lucro – não estou dizendo vender mais – você precisa aumentar as vendas em 50%.
Portanto, para realmente vender mais e transformar clientes ocasionais de uma promoção em habituais, toda estratégia de promoção precisa:
- Focar no crosselling. Venda algo que não está em promoção junto com aquilo que está em promoção. SIM, isso vale para produtos e serviços;
- Cadastre os clientes. Geralmente tem-se o hábito de dar um brinde para castrar o cliente. Aqui o brinde já é a promoção. Pegue todos os dados do cliente para que, você sempre consiga contatá-lo nas ações da sua empresa;
Esses dois fatores vão ajudar e muito a promoção se reverter em vender mais e relacionamentos duradouros com os clientes.